ENTENDA COMO FUNCIONA A LOGÍSTICA DO CONTRABANDO NO BRASIL;

De acordo com um levantamento feito pelo também parceiro do CECOP, FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade) o mercado ilegal atualmente custa R$280 bilhões ao Brasil por ano, esse valor se dá pela soma das perdas da indústria e sonegação fiscal que abrangem o mercado ilegal. O brasil tem uma longa extensão terrestre que faz fronteira direta com 10 países, isso torna-se um atrativo para que produtos que compõem o mercado ilegal tenham seu transporte facilitado e adentrem ao Brasil. 

A principal porta de entrada de produtos piratas é a fronteira entre o Brasil e o Paraguai, assim que chegam ao país passam por Mato Grosso do Sul e Paraná e começam a distribuição para outros estados brasileiros. Ademais, pontuamos os prejuízos causados por esse tipo de contrabando, os produtos que fazem parte do mercado ilegal não pagam impostos e não atendem a normas de qualidade brasileiras, com isso desequilibram o mercado nacional e geram concorrência desleal sobre produtos que são comercializados pelo mercado formal. Além disso, o contrabando influencia diretamente no desemprego, educação precária, cultura escassa e segurança pública falha, isso porque causa um déficit na arrecadação de impostos. 

Por fim, em entrevista à CNN o Presidente da FNCP Edson Vismona enfatiza “Há uma aceitação da sociedade. As pessoas querem comprar produtos com o preço mais baixo e elas não se questionam sobre o valor ético dessa compra. Por trás de um produto muito barato, tem fraude, tem contrabando, tem pirataria, tem algo errado”. Entre os produtos mais afetados pela pirataria, estão roupas, perfumes, remédios, plataformas de streaming, TV a cabo, e até carros de luxo falsificados que são comumente encontrados em centros de comércio e podem enganar os consumidores ou podem se tornar atrativos pelo seu baixo custo. É necessário que haja na sociedade um receio maior ao encontrar produtos que são muito baratos e deve-se aumentar o cuidado em compras online.   

ffCaminhão parado e barreira de policiais da PRF

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/pirataria-prejuizo-do-brasil-com-comercio-ilegal-ultrapassa-r-280-bilhoes/  https://www.poder360.com.br/conteudo-patrocinado/entenda-como-funciona-a-logistica-do-contrabando-no-brasil/