O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria, Rafael Meyer, estiveram nesta terça-feira (19), visitando as obras do Centro de Inovação em Blumenau, que está em fase final de conclusão. A cidade está na lista das próximas seis que devem receber os Centros ainda este ano. A comitiva do Governo foi recepcionada pelo prefeito, Mario Hildebrandt, o deputado Ricardo Alba, a reitora da Furb, professora Marcia Cristina Sardá Espindola, representantes do Instituto Gene e empresários.

Centro de Inovação Blumenau.jpg2
Foto: Clóvis Perozin/SDE

O secretário, Lucas Esmeraldino, aproveitou para destacar o objetivo dos Centros de Inovação. “é justamente, por meio da quadrúplice hélice - universidades, sociedade civil, poder público e empresas - fortalecer o ecossistema de inovação do Estado. Blumenau está entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, alcançando a 9ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2019, além da 4ª colocação em Governança e sem dúvida nenhuma, integrar ao ecossistema inovador do Estado vai qualificar ainda mais o avanço tecnológico da região”.

A obra segue em sua etapa final, com 99% concluída, sendo que sofreu interferências no seu cronograma devido a pandemia dos últimos meses. Além de Blumenau, outras cinco cidades: devem inaugurar seus Centros de Inovação ainda este ano: Brusque, Chapecó, Itajaí, Joaçaba e Tubarão.

Centro de Inovação Blumenau3

“Destacamos a importância do secretário aqui na nossa cidade, nos dando a garantia da continuidade dos recursos para os acabamentos finais do Centro de Inovação. Vai ser uma grande conquista para a população na questão da inovação e do desenvolvimento de tecnologia para a cidade de Blumenau”, destacou o prefeito Mario Hildebrandt.

Para o deputado Alba, o Centro de Inovação contribui para o desenvolvimento de Santa Catarina como um dos expoentes da inovação e da tecnologia no cenário nacional. “Quero parabenizar o Governo do Estado e a vinda do secretário a Blumenau e destacar a importância do Centro de Inovação para o desenvolvimento de novas ideias e fomento da tecnologia nesta cidade que tem em seu celeiro, mais de 300 empresas do segmento”.

“O Centro de Inovação não pode ser apenas um prédio, um espaço, tem que gerar a inovação em todo o seu contexto. Antecipando essa situação que vivemos agora, esse modelo é inovador, pois você pode transitar e ou trabalhar aqui, ou na sua empresa ou no seu home office, e ele vai gerar os encontros, a inovação é esse encontro e esse espaço foi projetado pra isso. Mais do que nunca vai ser um impulsionador desse novo modelo pós pandemia”, frisou a reitora da Furb, Marcia Cristina Sardá Espindola.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE