O desenvolvimento de empresas inovadoras, tendências, visão de mercado e a aproximação com Santa Catarina foram pautas durante esta semana em Portugal, no Web Summit 2019 - maior evento de tecnologia da Europa. Representando o Governo do Estado e com o intuito de aproximar e atrair novas empresas do setor de tecnologia, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, visitou startups em ascensão e fez contato com investidores.

75388118 2475158892591187 5871367632485089280 n
(Foto: Arquivo pessoal/divulgação)

Entre a programação, o secretário, juntamente com a comitiva brasileira, visitou o hub de inovação e empreendedorismo Beta-i, localizado em uma região central de Lisboa. Em 2016, a plataforma foi considerada a incubadora chave da capital de Portugal, pela revista norte-americana Wired.

Na oportunidade, foram apresentadas iniciativas que aproximam startups portuguesas e globais de investidores e grandes empresas. A Beta-i já conta com uma operação em São Paulo, sob a liderança da CEO no país, Renata Ramalhosa. “Santa Catarina é um dos grandes ecossistemas do Brasil e a Beta-i quer se manter próxima deste ambiente”, reforçou a CEO.

Para o secretário, Lucas Esmeraldino, o contato com a Beta-i representa o início de uma grande parceria e de um ciclo de cooperação entre Portugal e Santa Catarina. “Nossa missão é colocar Santa Catarina no mapa da inovação mundial, sendo que, não há dúvidas, já somos reconhecidos como um estado inovador. Trabalhamos diuturnamente, para fomentar este ecossistema que se conecta em todas as regiões, de várias formas. Buscamos aqui na Europa novas referências e as últimas tendências do setor e acima de tudo, mostramos para o mundo que estamos abertos à parcerias e para receber aqueles que querem investir e empreender”, destacou.

1 Day a
Comitiva brasileira visitou o hub de inovação e empreendedorismo Beta-i 

Fizeram parte da comitiva brasileira em Portugal, representantes do Governo de Santa Catarina, ACIF, Certi, Acate, Sebrae, Fiesc, Prefeitura e CDL de Florianópolis. O grupo participou do lançamento do Floripa Conecta 2020 durante o Web Summit 2019. Neste ano, o evento catarinense impactou cerca de 120 mil pessoas, em mais de 60 eventos em Florianópolis.

Ecossistema

Com projetos ousados e apoio do governo, Portugal vem chamando a atenção como centro de referência internacional em inovação e empreendedorismo. A Capital, Lisboa, também é um bom exemplo de uma cidade que representava a crise que assolou Portugal desde a Segunda Guerra Mundial e agora desponta como um dos mais vibrantes celeiros de startups da Europa.

Web Summit 2019

Ainda sem o fechamento total dos números a edição de 2019 já entra pra conta de mais um recorde, com mais de 70 mil participantes de 163 países, mais de 2 mil startups e 1.400 investidores que vieram a Lisboa à procura de uma oportunidade para fazer crescer as suas ideias e negócios. O evento se tornou ponte na atração de empresas e novos negócios.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.sde.sc.gov.br