Buscando mais agilidade nos processos de licenciamento ambiental para as pequenas centrais hidrelétricas no Estado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, recebeu representantes do Ministério de Minas e Energia, o secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético – SPE, Hélvio Neves Guerra e  Maria Aragão Martins, chefe da assessoria especial da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.

O encontro serviu para alinhar com o Governo Federal formas de simplificação do processo de licenciamento ambiental para em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em Santa Catarina. A reunião contou ainda com a presença do diretor de Minas e Energia da SDE, Cristiano Andrade De Alencar e da diretora de Licenciamento Ambiental do IMA, Ivana Becker.

REunião SPE

Serra Catarinense

As fontes de energia limpa e renovável, com enfoque em PCHs, também foram pauta durante a reunião na Capital, com representantes de Lages. Na última quinta-feira (31) o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino esteve com representantes da União das Câmaras de Vereadores da Região Serrana (Uveres) e da Associação de Municípios (Amures).

Reunião Avures 2
reunião na Capital, com representantes de Lages (Fotos: Willian Viana/SDE)

Santa Catarina conta com 51 PCHs em operação, 7 em construção e 19 empreendimentos ainda não iniciados. A ideia, segundo o secretário, é desenvolver um novo sistema de gestão de liberação de outorga e, que conta com uma análise integrada do ambiente. “Desta forma, vamos diminuir consideravelmente a burocracia desses empreendimentos, que causam menor impacto ambiental e trazem resultados rapidamente. Penso que, seguindo com ações integradas, vamos fomentar ainda mais a geração de novos postos de trabalho em Santa Catarina”, destaca Lucas Esmeraldino.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE