O governador Carlos Moisés, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) firmou compromisso com as lideranças de Rio do Sul de repassar R$ 2,4 milhões para impulsionar o Centro de Inovação da cidade.

rio do sul governador anuncia r 24 milhoes para centro de inovacao 20190813 1226027490
Fotos: Julio Cavalheiro/ Secom

A garantia foi dada durante um ato solene no local das futuras instalações, o Parque Universitário Norberto Frahm. Moisés também se comprometeu com a obra de dragagem e limpeza de um trecho de oito quilômetros do Rio Itajaí-Açu, no perímetro urbano de Rio de Sul, com um investimento aproximado de R$ 3,8 milhões.

O início dos trabalhos depende de uma autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Mais cedo, o governador também havia liberado R$ 5,7 milhões para a saúde do Alto Vale.

Em coletiva de imprensa no fim da tarde, Moisés se disse feliz de poder voltar ao município com boas notícias para a população local. Segundo o governador, a visita também foi positiva para receber as demandas da região: "A gente retorna a Rio do Sul para demonstrar a nossa especial atenção para essa região. Existe um reconhecimento por parte do governo de que se precisa dar continuidade aos projetos que ao longo dos anos não foram finalizados. Isso está na nossa agenda”.

O secretário Lucas Esmeraldino, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, destacou que o futuro investimento no Centro de Inovação de Rio do Sul se encaixa em uma nova visão do Estado, de não investir nas estruturas físicas, mas sim no fomento do ecossistema tecnológico e de inovação.

“Isso vai agregar um valor gigantesco. É um investimento diretamente naquele jovem que vai investir na sua startup. É um incentivo para os pequenos empreendedores, que poderão contar em um mesmo espaço com indústria, academia e representantes do governo”, explica Esmeraldino.

Governador visitou empresas da cidades

visita a empresa h bremer 20190813 1137568173

O dia do governador começou com o ato de lançamento da obra de um prédio na cidade de Rio do Sul. A estrutura, a ser montada em um terreno cedido pela prefeitura, abrigará conjuntamente as sedes da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, da Associação de Municípios do Alto Vale (Amavi) e da União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale (Uncavi).

O governador elogiou a medida e disse que se assemelha ao que o Governo do Estado vem preconizando nesta gestão: união de forças para economia de recursos. Ainda pela manhã, Moisés se reuniu com prefeitos para ouvir as demandas regionais. Pela tarde, além da visita ao Hospital Regional do Alto Vale, Moisés conheceu a estrutura de duas grandes empresas da cidade. A agenda desta terça-feira termina com um jantar em comemoração aos 74 anos da Associação Empresarial da cidade (ACIRS).

Informações adicionais para a imprensa
Leonardo Gorges
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom