Os principais indicadores econômicos do mês de junho em Santa Catarina estão disponíveis no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais, disponível no site da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Além das últimas atualizações dos principais dados econômicos, o Boletim do mês de Junho traz ainda informações relativas ao desempenho fiscal do Estado.

A Receita Tributária (RT) do Governo Estadual, no acumulado do ano cresceu 16,1% e nos últimos 12 meses, 15,7%, sempre na comparação com o mesmo período anterior. A inflação dos últimos 12 meses, encerrados em maio, foi 4,66%, bem abaixo, portanto, do crescimento desta receita no período. A taxa de crescimento anual da RT mostra uma tendência ascendente da arrecadação desde junho passado.

SDS modelo virtual

O economista Paulo Zoldan explica que o bom desempenho da atividade econômica do Estado e os esforços de arrecadação e de recuperação do equilíbrio fiscal impactaram nas taxas de crescimento da RT, embora não tenham sido suficientes para assegurar o equilíbrio das contas públicas do Estado, que vem sendo desafiado por pressões crescentes de despesas e de dívidas acumuladas.

“O grande desafio das administrações públicas tem sido equilibrar um conjunto de despesas impostas aos estados e municípios, provenientes de demandas sociais e econômicas crescentes em meio a transferências da União em queda e de um desempenho da economia muito aquém do necessário. Diante desses desafios, o governo estadual vem buscando este equilíbrio por meio de um conjunto de medidas que por um lado reduza despesas e por outro aumente receitas e melhore o ambiente de negócios no Estado”, explica o economista da SDE.

Para saber mais detalhes dos dados econômicos do Estado acesse aqui o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Jornalista: Mônica Foltran