16/03/2020 - Reunião com as instituições para agregar esforços na área de educação ambiental

Estiveram reunidos ontem Servidores da Polícia Militar Ambiental, do Instituto do Meio Ambiente, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Vigilância Sanitária. Na ocasião, foi iniciado as tratativas e planejamentos para atuação do CECOP e outros órgãos na área da Educação Ambiental, com a apresentação do Projeto Educacional "Fazer", que o CECOP atua, e mapeamento de outras instituições do Governo com programas Educacionais na área Ambiental para assim agregar esforços.

 

 

12/03/2020 - Reunião CECOP e ACAFE

O Presidente e o Secretário Executivo do CECOP estiveram reunidos hoje (12/03/2020), com o Secretário Executivo da ACAFE, Sr. Paulo Ivo Koehntopp. Na ocasião foram apresentados os Projetos Educacionais do CECOP.

Ao final, foi deliberado que o CECOP deverá participar do próximo encontro de Reitores das Universidades Comunitárias vinculadas a ACAFE , a fim de iniciar tratativas das ações programadas para esse ano; também, elaborar uma agenda de visitas em todas as Universidades Comunitárias afiliadas do Sistema e por fim, a possível participação do CECOP no Evento de Inovação do Sistema ACAFE, que acontecerá no final do ano em Florianópolis.

 

 

05/03/2020 - 24ª Reunião Ordinária do CECOP

Nessa quinta-feira, dia 05/03 às 09:00 horas, estiveram reunidos na 24ª Reunião Ordinária do CECOP realizada no auditório da FECOMÉRCIO, as seguintes entidades: FECOMÉRCIO, FCDL, Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Florianópolis, Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Blumenau, ANCINE, Ministério Público, ETCO, FNCP, CNCP, ABIÓPTICA, ABIN, AMPESC, BPG, CIASC, CIDASC, CMCPFLP, CMCPBLU, FCF, FIESC, IFC, IMEPPI, INPI, OAB/SC, Polícia Federal, Receita Federal, SEF, SESCON, APROSESC, SSP, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, ACAFE, CDL, Polícia Militar, Polícia Civil, INMTERO, Ministério da Agricultura, ASCOP.

Com as autoridades à mesa, o Presidente do CECOP Sr. Jair Schmitt fez a abertura da reunião dando boas vindas a todos os presentes. Em seguida passou a palavra ao Secretário da SDE, Sr. Lucas Esmeraldino na qual fez um breve relato da importância e do apoio de todas as entidades com o objetivo de fortalecer as campanhas educativas sobre propriedade intelectual, comércio legal e consumo consciente em Santa Catarina.

Com as atividades inciadas a ATA da 23ª RO foi aprovada pelos presentes. Em seguida foi apresentada e discutida a pauta da reunião. O presidente Jair Schmitt falou do projeto do GIBI que o CECOP está promovendo, com histórias e desenhos que foram premiados no Concurso Cultural realizado pelo CECOP em 2019.

O Sr. Diego Damiani, Secretário Executivo do CECOP, fez uma apresentação do "Projeto FAZER", projeto que nasceu  nas escolas municipais de Florianópolis, que tem o público alvo crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano. A ideia é levar de maneira lúdica, na forma de teatro e palestras, temas como a educação fiscal, a função social dos tributos, comércio legal, consumo consciente e os malefícios da pirataria para a sociedade.

Em seguida, o presidente do CECOP falou do "I Prêmio Estadual de Educação Fiscal" em parceria com a Coordenação de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria de Estado da Educação, na qual visa valorizar, promover e premiar ações que envolvam matérias específicas de Educação Fiscal nas instituições públicas e privadas, oportunizando a discussão sobre a importância  social do tributo. Jair também falou da necessidade de se construir, em parcerias com todos as entidades fiscalizatórias, um "Manual de Procedimentos Fiscais para Ações Repressivas", com a intenção de que durante as ações fiscalizatórias cada entidade saiba quais sãos suas competências legais para apreender as mercadorias comercializadas ilegalmente.

Na parte da tarde, para finalizar a reunião, foi realizada uma mesa com técnicos das entidades, a qual foram elencados itens para a construção do manual, com o objetivo de facilitar e agilizar as operações de repressão à pirataria em todo estado.

 

04/03/2020 - Operação de combate à pirataria em Florianópolis

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Central de Investigação do Norte da Ilha (CINI), com apoio da 7ª, 8ª e 10ª DP da Capital, da Delegacia de Combate às Drogas (DECOD), da Central de Investigações Leste e Sul (CILS), da Delegacia de Homicídios (DH), a Guarda Municipal de Florianópolis e o CECOP, deflagrou operação policial na tarde desta quarta-feira (04/03/2020), no bairro Canasvieiras, visando coibir a prática de pirataria no Norte da Ilha. Após investigações prévias foram realizadas diligências em 11 estabelecimentos comerciais, nos quais foram apreendidos 341 (trezentos e quarenta e um) produtos falsificados. Diante dos fatos, os responsáveis pelo comércio dos produtos foram conduzidos à Delegacia para as providências cabíveis.

 

 

28/02/2020- Reunião entre CECOP e Diretoria de Escoteiros de Florianópolis/SC

Na manhã desta sexta-feira, estiveram reunidos na sede da Diretoria dos Escoteiros de Florianópolis de Santa Catarina, o Sr. Jair Schmitt (Presidente do CECOP), Sr. Diego Damiani (Secretário Executivo do CECOP), Sr. Roberto Zardo (Observatório Social de Florianópolis), Sr. Charles Schnorr (Secretaria Municipal de Educação) e representantes da Diretoria dos Escoteiros, Sr. Narcizo Safério (Diretor Presidente), Sr. Erasmo Marchi (Diretor de Planejamento Estratégico).

Na ocasião, foi discutida a proposta de montar uma parceira com os Escoteiros em Santa Catarina para expandir o Projeto FAZER, com pilotos nas escolas municipais de Florianópolis, tendo o público alvo crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano. A ideia é levar de maneira lúdica, na forma de teatro e palestras, temas como a educação fiscal, a função social dos tributos, comércio legal, consumo consciente e os malefícios da pirataria para a sociedade.

 

20/02/2020 - Reunião na sede do SESCON/Blumenau

A convite da Presidência do SESCON/Blumenau, Sr. Nelson José Mohr, estiverem reunidos na manhã do dia 20/02/2020 o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau e também Presidente do Conselho Municipal de Combate à Pirataria, Sr. Móris Cleber Kohl, o presidente do CECOP, Sr. Jair Schmitt, o Secretário Executivo do CECOP, Sr. Diego Damiani, e a Sra. Daniela Schmitt, representando o Conselho Regional de Contabilidade e o Observatório Social do Brasil em Santa Catarina.

Na ocasião, foram discutidos ações educacionais nas escolas municipais de Blumenau no mês de Maio, com o objetivo de conscientizar sobre os malefícios da pirataria, comércio legal, consumo consciente e a função social dos tributos, por meio de apresentações teatrais. As ações educativas estão sendo planejadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC), Secretaria de Educação de Blumenau, SESCON/BLU e CECOP.

O Presidente do CECOP, Sr. Jair Schmitt, aproveitou a oportunidade para apresentar o Projeto FAZER, algo semelhante que já ocorre em Florianópolis onde atua a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) na representação do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP), Observatório Social de Florianópolis e Secretaria Municipal de Educação.

19/02/2020 - Bebidas falsificadas no Carnaval

13/02/2020 - Reunião CECOP, FCDL e CDL Penha

Na manhã do dia 13/02/2020, o presidente da FCDL/SC Sr. Ivan Tauffer, e a assessora parlamentar Sra. Christiane Montaño, receberam o presidente da CDL de Penha João Eduardo Sensi, e o presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria - CECOP Sr. Jair Antonio Schmitt, para alinhar ações em combate à pirataria.

Na ocasião, Jair compartilhou um pouco das ações programadas que o CECOP realiza, a fim de inibir esta prática criminosa. Desde 2009, o Conselho atua para promover e coordenar políticas públicas e privadas, de caráter educacional e institucional, voltadas à prevenção e à repressão das violações da propriedade intelectual no estado de Santa Catarina.

A FCDL/SC e o CECOP estão unidos na luta contra a reprodução não autorizada ou abusiva da propriedade intelectual há muitos anos. A Federação também integra o colegiado com uma cadeira no Conselho e está sempre atenta às ações contra ilícitos que causam danos à economia e à sociedade.

06/02/2020 - Reunião Ordinária do CNCP em Brasília

O Presidente do CECOP, Jair Schmitt, participou no dia 06/02 da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria - CNCP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública- MJSP, com a presença do Ministro Sérgio Moro e Presidente da ANCINE, Alex Braga Muniz, onde na ocasião foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimento entre a ANCINE/CNCP. Na oportunidade também foi celebrado a assinatura do Acordo de Cooperação entre ANCINE e o CECOP/SC, que possibilita uma aproximação das Entidades no combate à pirataria de filmes, com ações repressivas, bem como trabalhar a sensibilização da população, sobre os malefícios da pirataria, através de um vídeo institucional do CECOP, que poderá ser rodado em salas de cinema no território catarinense.

04/02/2020 - "Projeto Fazer"

No último dia 04/02, na sede do CDL de Florianópolis, estiveram reunidos representastes do CDL, do Observatório Social do Brasil (filial SC) e do CECOP, se uniram para conscientizar alunos da rede pública de ensino no município de Florianópolis através do "Projeto Fazer" (CECOP e Observatório Social) e a "Campanha Despiratize" (CDL).

O Projeto Fazer tem o propósito de apresentar conceitos sobre valores e moral para conscientizar alunos de 11 a 14 anos da rede pública municipal, sobre o papel de cada um como cidadão, arrecadação de impostos, pirataria de produtos, corrupção e cidadania.

O Projeto iniciou em 2017 orientando cerca de 500 crianças e adolescentes de 8 escolas municipais. O objetivo para 2020 é atingir as demais 28 escolas da rede pública, contribuindo para a formação da cidadania por meio de uma peça teatral apresentada por um grupo de jovens voluntários.